O Microsoft Edge recebeu sua mais nova atualização estável, a 108.0.1462.42. A princípio, ela promete correções de segurança e um modo de criptografia Encrypted Client Hello, ou ECH. Caso não saiba, é uma extensão do TLS que fica a cargo de proteger todo o “Client Hello”, além de proteger também a parte SNI com criptografia.
Em geral, o update também chega com uma correção feita pelo próprio Chromium para a atualização específica CVE-2022-4262. Entretanto, a nova versão também inclui os CVE-2022-41115, CVE-2022-44688, CVE-2022-44708. Além disso, o recurso de esconder o launcher em nova aba também foi adicionado ao navegador.
Quanto às novidades em relação à segurança, a biblioteca Microsoft Defender SmartScreen foi reescrita e adicionada para o browser. Inclusive, essa mudança está disponível em quase todas as plataformas nas quais é possível instalar o programa. Ou seja: Windows, Mac e também chega ao Linux pela primeira vez.
Na prática, essa medida tem o intuito de tornar a navegação do usuário mais segura enquanto utiliza o Edge. Quanto à extensão atualizada do protocolo TLS, ela chega para substituir o padrão SNI aprimorado, ou ENSI. Nesse sentido, é possível ativar o recurso por meio das configurações do navegador da Microsoft.
A nova versão do browser já está disponível para download e instalação. Recentemente, a versão Canary também recebeu um update que facilitava o uso em telas touch. Além disso, já faz algum tempo que o Edge permite compartilhamento rápido de captura de tela entre os sistemas Mac, Windows e Android.
E aí, o que achou das novidades sobre o aplicativo? Conte para nós nos comentários!