10 invenções do futuro que em breve estarão disponíveis para todos
Introdução
À medida que as inovações em ciência e tecnologia tornam possíveis novas invenções, estamos rapidamente nos aproximando do mundo de nossas fantasias de ficção científica. Um dia, em breve, seremos capazes de dobrar o tecido do espaço e do tempo com a ajuda do tesseract, resolver crimes com a ajuda de detetives robóticos, e até mesmo comunicar com formas de vida extraterrestres em planetas distantes. Aqui estão 10 invenções que estarão disponíveis para todos em um futuro próximo
1) Veículos Autônomos
Pode parecer ficção científica, mas é verdade: carros autônomos estão a caminho. O Google tem uma frota de veículos autônomos em estradas na Califórnia e Nevada. O primeiro carro autônomo comercialmente disponível provavelmente será um Tesla, mas isso não será até 2017, no mínimo — e custará US$ 30.000! Mas à medida que os custos baixam e a tecnologia melhora, os carros autônomos se tornarão comuns (eles podem reduzir em 90% os acidentes de trânsito). Caminhões autônomos também podem mudar a logística de transporte e os modelos de entrega — as possibilidades são infinitas. Espere ver mais carros sem motorista ao longo do tempo. Como Elon Musk disse: Haverá aplicativos como Uber ou Lyft, exceto que eles não precisarão de motoristas.
2) Realidade Virtual (VR)
Por US$ 20, você pode comprar o Google Cardboard, um dispositivo de papelão que transforma seu telefone em um fone de ouvido de realidade virtual. Embora possa não ser tão impressionante quanto fones de ouvido mais caros, como o Oculus Rift, ele faz o trabalho com muitos aplicativos VR agora disponíveis. Vr ainda está em sua infância, mas em breve será apreciado por milhões em todo o mundo. As possibilidades são infinitas: além de videogames e opções de entretenimento, os médicos poderiam realizar operações remotamente e os professores poderiam dar aulas no espaço. Empresas como o Facebook estão investindo bilhões de dólares para tornar o VR mainstream – dentro de alguns anos todos teremos nossos próprios fones de ouvido em casa.
3) Tecnologia blockchain
A tecnologia blockchain, que alimenta criptomoedas como o Bitcoin, está programada para revolucionar quase todas as indústrias com seus recursos de segurança e rastreamento de transações. Um banco de dados blockchain pode ser gerenciado de forma autônoma usando uma rede peer-to-peer e um sistema de consenso distribuído; ele não requer servidores centralizados ou terceiros. Isso significa que os pagamentos e transferências são seguros sem precisar de verificação de terceiros. O blockchain também mantém um livro-razão cada vez maior de cada transação que já ocorreu dentro dela: uma vez que uma transação é verificada por um nó de rede, ela não pode ser alterada retroativamente por outro nó; em outras palavras, não há como alguém gastar seus bitcoins ou forjar novos.
4) Dispositivos implantados
As interfaces cérebro-máquina (IMC) estão em desenvolvimento há décadas, mas recentemente começaram a ser usadas por pacientes com várias condições neurológicas. Eles não são invasivos — o que significa que são implantados dentro da sua cabeça e ligados ao seu cérebro. A pesquisa de IMC na Universidade Brown tem como objetivo desenvolver IMC que interface computadores diretamente com tecido neural humano e, portanto, fornecer um meio de comunicação e controle entre máquinas e o sistema nervoso humano que seja mais direto, eficiente, confiável, flexível e intuitivo do que qualquer coisa possível com a tecnologia existente. Dispositivos implantados como estes têm muita promessa para pessoas que sofrem de distúrbios neurológicos ou lesões onde o controle motor fino é perdido ou prejudicado.
5) Impressão de órgãos
A impressão de órgãos é uma tecnologia em desenvolvimento que pode ser uma alternativa para o transplante de órgãos. Baseia-se em um processo chamado bioimpressão, no qual as impressoras são usadas para produzir tecidos vivos ou órgãos feitos de células. As bio-impressoras 3D imprimirão um órgão humano com todos os componentes celulares intactos. Para criar a impressora, a bioind tinta deve ser usada. A bioind tinta pode consistir em células humanas vivas que podem ser impressas em qualquer forma necessária. Eventualmente, provavelmente se tornará possível imprimir corpos inteiros em 3D usando tecido de pele e músculo produzido a partir da pele e células musculares dos doadores. Isso poderia tornar possível para os humanos imprimir seus próprios filhos biológicos sem ter qualquer vínculo genético com eles!
6) Exoesqueletos
Em breve para um hospital perto de você. A ideia por trás dos exoesqueletos é bastante simples: eles dão às pessoas com deficiências e outras limitações físicas superpoderes — a capacidade de andar novamente, por exemplo, ou maior força. Já em uso hoje são exoesqueletos alimentados que podem ajudar os soldados a carregar cargas pesadas em longas distâncias e (em alguns casos) até mesmo aumentar sua força levantando até 800 libras com cada braço.
7) Orelhas Biônicas
A audição humana se deteriora com o tempo à medida que envelhecemos. As orelhas biônicas ajudariam a reduzir a perda auditiva e melhorar o que temos hoje. Imagine falar no seu celular e você ouve cristalina com quase nenhum ruído de fundo ou distração. Em breve você poderá comprar orelhas biônicas que lhe proporcionam uma audição excepcional em qualquer ambiente. Não importa o quão longe ou perto os sons estejam, eles vão soar como se estivessem ao seu lado (em vez de abafados). A tecnologia já está aqui, mas precisa de mais desenvolvimento antes de ser liberada para os consumidores.
8) Ferramentas de edição de genes
O sistema CRISPR-Cas9 tem sido saudado como um dos avanços mais emocionantes na engenharia genética em anos, e por uma boa razão. Esta ferramenta usa uma enzima (RNA Cas9) que pode cortar seletivamente DNA em locais específicos. Isso permite novos e mais direcionados tratamentos de terapia genética que possam tratar câncer ou corrigir distúrbios genéticos como hemofilia, anemia falciforme e distrofia muscular. Pesquisadores também estão usando o CRISPR-Cas9 para estudar como as doenças progridem e potencialmente descobrir novas drogas ou terapias; está sendo visto como uma potencial cura para o câncer! Embora todas essas tecnologias possam soar boas demais para serem verdade, os cientistas estão fazendo avanços todos os dias para implementá-las em humanos mais cedo ou mais tarde.
9) Inteligência Aumentada (IA)
A IA assume tarefas diárias que os humanos seriam obrigados a fazer, como agendar reuniões ou fazer reservas de restaurantes. Várias empresas no Vale do Silício estão atualmente procurando maneiras de integrar a IA em seus produtos para que possam lidar com esses tipos de tarefas. É fácil ver o quão útil a IA pode ser em escritórios corporativos em toda a América, onde funcionários normalmente lidam com reuniões e compromissos o dia todo. Usando um sistema como o Google Calendar, a IA pode criar automaticamente horários de reunião com base nas necessidades e preferências de cada funcionário. Um humano ainda precisará aprovar cada nomeação, mas pelo menos parte desse processo é automatizado via tecnologia de inteligência artificial. Isso por si só poderia economizar incontáveis horas por semana — o que esperamos que as pessoas passem cuidando de outras questões urgentes em vez disso!
10) Impressão 3D
Uma impressora 3D é uma máquina controlada por computador que pega plástico ou outros materiais e os derrete, camada por camada, em um objeto 3D. A tecnologia pode soar como algo fora de Star Trek, mas as impressoras de nível de consumo de hoje já custam menos de US $ 1.000. À medida que os preços continuam a cair, a impressão 3D estará disponível para uso doméstico dentro de 10 anos (quando eles serão vendidos por cerca de US $ 500). Não vai demorar muito para você poder imprimir praticamente qualquer coisa em sua própria casa. Melhor ainda: suas criações criarão empregos! Fábricas em países em desenvolvimento estão usando impressoras 3D agora para fazer peças delicadas — algumas muito pequenas para mãos humanas — para smartphones e produtos eletrônicos que precisam de montagem.