Em vez de se dividirem em páginas, como são desde o começo do Google, os resultados de pesquisa no desktop agora serão carregados em rolagem contínua, diz a empresa. A mudança segue o que foi feito na interface para smartphones ainda no ano passado, que basicamente é oferecer seis páginas de resultados "de uma vez" antes de oferecer um botão "ver mais" no rodapé, para que mais links sejam carregados.
A novidade chegará primeiro para pesquisas em inglês nos EUA, mas muito em breve deve se estender também para outros mercados e idiomas.
Com isso, o Google passa a adotar uma estratégia de design semelhante à maioria dos feeds de redes socias, que exige menos toques e mais uma contínua rolagem do usuário —que pode se mostrar, no final das contas, bem extensa, video o caráter viciante de plataformas como TikTok ou Instagram.
O recurso deve tornar as pesquisas mais rápidas e deve tornar menos importante que os sites estejam na primeira página dos resultados da pesquisa. Estimativa do próprio Google sugere que a maioria das pessoas que deseja informações adicionais normalmente navega por até quatro páginas de resultados. Seja como for, a luta pelo SEO e por ser um dos resultados dessa primeira página deve continuar visceral.