Ontem a Microsoft lançou a atualização opcional KB5020044 para o Windows 11 que traz um novo tema dinâmico e outras melhorias para o sistema, entretanto, o update traz muito mais do que apenas boas novas. A Microsoft reconheceu hoje que a nova versão causa um bug no Gerenciador de Tarefas do sistema, veja agora como corrigí-lo.
Segundo uma nova emitida pela própria Microsoft, o bug crítico faz com que o Gerenciador de Tarefas mostre cores incorretas na sua interface, tornando muitos elementos ilegíveis, prejudicando muito a sua usabilidade. A empresa de Redmond ainda detalha que o problema somente ocorre quando o modo de cores do tema é definido como Personalizado.
Como podemos ver acima, o problema torna diversos textos e ícones ilegíveis, mas é possível evitar este problema utilizando o modo escuro ou claro nas configurações do Windows ao invés do personalizado.
Para isto, acesse o menu Configurações > Personalização > Cores > Escolher seu modo e selecione Claro ou Escuro.
Infelizmente a Microsoft não detalhou quando uma correção para o problema será lançada, mas esperamos que ela chegue com a atualização Patch Tuesday em 13 de dezembro. Até lá, é recomendável que você apenas alterne o modo de cores, pois a nova versão também traz melhorias em segurança para o sistema.