EUA podem perder liderança no design de chips sem apoio do governo, diz relatório

 Os Estados Unidos correm o risco de perder uma grande participação no mercado de design de chips sem o apoio do governo ao setor. O alerta foi emitido por um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Associação da Indústria de Semicondutores (SIA) e Boston Consulting Group (BCG).

Apesar de ter empresas dominantes como Nvidia, Intel e Qualcomm, a participação estadunidense na receita de design de chips tem caído muito nos últimos anos, passando para 46% em 2021 ante mais de 50% em 2015.

O relatório diz que, sem o devido apoio do governo dos EUA, o cenário será ainda pior, uma vez que o país pode ter cerca de 36% de participação de mercado no fim desta década.

 

Sem o investimento federal, os EUA podem acabar cedendo a liderança do setor a outros países como China e Coreia do Sul.

Imagem/reprodução: China e Estados Unidos brigam constantemente no mercado de semicondutores.

O texto ainda destaca que os Estados Unidos já perderam a liderança na fabricação de chips, uma vez que muitas fabricantes como Nvidia e Qualcomm apenas desenham seus processadores nos EUA e enviam para terceirizadas montá-los.

 

E é justamente neste setor que a TSMC mantém a sua liderança absoluta, uma vez que a empresa taiwanesa é uma das poucas que domina o processo de 3 nm.

O relatório também diz que o apoio do governo está ajudando empresas de países como China e Coreia do Sul a ganhar participação no mercado de design de chips. O caso chinês é o que mais chama a atenção, uma vez que o país está trabalhando para se livrar da dependência dos EUA.

Por fim, o documento informa que o investimento do governo Biden em design e pesquisa de chips será necessário para manter a liderança dos EUA no segmento. No entanto, a SIA alerta:

 

A recente lei de chips dos EUA prevê o investimento de US$ 39 bilhões em subsídios para produção de chips e mais US$ 13 bilhões para pesquisa e desenvolvimento. Contudo, nada foi definido para o design de chips.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem