Twitter restaura contas de jornalistas banidos por Musk após péssima repercussão

 

Twitter restabeleceu todas as contas de jornalistas que foram banidos por cobrir a publicação de dados públicos sobre o jatinho particular de Elon Musk.

A rede social voltou atrás após a péssima repercussão entre funcionários do governo dos Estados Unidos e até mesmo na União Europeia. Além disso, grupos de defesa e organizações jornalísticas também pressionaram o Twitter e seu novo proprietário.

Musk chegou a publicar uma pesquisa no seu perfil e descobriu que a maioria queria que as contas fossem restauradas imediatamente.

 

O povo falou. As contas que fazem doxxed da minha localização terão sua suspensão revertida agora.

No entanto, apesar de ter voltado atrás, a atitude de Elon Musk despertou a preocupação de diversos governos, sendo que autoridades da França, Alemanha, Reino Unido e dos EUA se manifestaram contra a atitude do bilionário.

Por isso, analistas acreditam que há chances da rede social sofrer penalidades se ações do gênero continuarem acontecendo.

Imagem/reprodução: acervoTC.
 

Texto original (16/12/22)

E a liberdade de expressão? Twitter suspende contas de jornalistas que escrevem sobre Musk

O Twitter suspendeu contas de jornalistas que cobrem assuntos relacionados à rede social e ao seu novo proprietário, Elon Musk. A suspensão pegou muita gente de surpresa e acontece logo após o bilionário também bloquear permanentemente a conta do usuário que rastreia seus voos particulares.

Entre os perfis suspensos estão contas de repórteres que trabalham para o The New York Times, Washington Post, CNN, Voice Of America e outros sites menores.

Pouco tempo depois, Musk publicou uma mensagem acusando esses jornalistas de compartilharem informações privadas sobre sua localização após um incidente acontecer com seu filho.

 

Vários desses jornalistas também comentavam a nova regra que agora impede que usuários compartilhem dados sobre a localização de outra pessoa sem consentimento. Além disso, eles também publicaram matérias relatando o que aconteceu com o filho de Musk.

Imagem/reprodução: Twitter.

Musk ainda disse:

 

Criticar-me o dia todo é totalmente bom, mas doxxing da minha localização em tempo real e colocando minha família em perigo não é.

No entanto, a editora executiva do Washington Post lembrou que a atitude de Musk é contraditória, uma vez que o bilionário chegou a dizer que manteria a conta do usuário que costuma seguir o seu jato particular. Além disso, a suspensão sem aviso prévio, processo ou explicação atenta contra a tão defendida "liberdade de expressão".

Em outro caso, o repórter Steve Herman relatou que sua conta foi banida porque estava simplesmente tuitando sobre outros jornalistas sendo suspensos do Twitter. Por enquanto, Musk não informou se os jornalistas banidos terão suas contas reestabelecidas.

Twitter

Desenvolvedor: Twitter Inc.

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem