Representantes do TikTok estão sendo convocados a explicar ao Congresso dos Estados Unidos a quantidade de dados que o aplicativo envia para servidores localizados na China. A pressão voltou a subir após membros do Partido Republicano conquistarem a maioria na Câmara.
De acordo com diversos deputados eleitos, o TikTok tem enganado as autoridades dos EUA e eles alegam que a rede social tem fornecido dados imprecisos.
Algumas das informações que o TikTok forneceu durante o briefing da equipe parecem ser falsas ou enganosas, incluindo que o TikTok não rastreia o local dos usuários nos EUA.
Ao que tudo indica, esse é o primeiro passo dos membros do Partido Republicano para voltar a pressionar empresas chinesas que atuam nos Estados Unidos. A agenda tinha sido abandonada após a derrota de Donald Trump, mas ela voltou a ganhar força com a maioria conquistada nesta eleição.
O governo democrata de Joe Biden também já expressou preocupação com o TikTok e o diretor do FBI disse recentemente que a China tem aproveitado o poder da rede social para influenciar novas gerações.
Os legisladores eleitos também estão solicitando que o governo compartilhe com o Congresso todos os rascunhos do acordo comercial que deve permitir que o TikTok armazene localmente os dados de usuários dos EUA.
A negociação começou após a eleição de Joe Biden, mas até o momento ainda não foi finalizada.