Pesquisadores franceses desenvolveram um sistema que torna possível aos robôs buscarem equilíbrio em uma parede. A princípio, o recurso é chamado de D-Reflex e graças a ele, os humanoides conseguem buscar apoio caso tenham uma de suas pernas quebradas, de forma bem semelhante ao que os humanos fazem.
Com isso, os cientistas da Universidade de Lorraine começam a superar um dos desafios que os robôs têm, sendo que é algo que as pessoas conseguem fazer com certa facilidade. Nesse sentido, o modo de funcionar desse sistema acontece por meio de uma rede neural e dessa forma, chamado TALOS (nome do robô) consegue buscar apoio em uma parede.
Na prática, o comportamento se parece um pouco com o de um ser humano, quando machuca um dos pés, se desequilibra e busca estabilidade de alguma maneira com a ajuda de um dos dos braços. Atualmente, os robôs estão sendo aplicados em áreas como Medicina, com mais de mil procedimentos ortopédicos realizados no Brasil.
De acordo com os pesquisadores, programar a tomada de decisão em um curto espaço foi um dos desafios para o desenvolvimento do D-Reflex. Assim, o robô tenta procurar um ponto da parede para ter estabilidade e não cair. Entretanto, o sistema ainda requer que a parede esteja em uma localização conhecida, sendo um dos pontos a serem aprimorados.
Outro detalhe que vale a pena mencionar é que o processo só funciona com o robô parado. Portanto, é mais um atributo que os autores do sistema vão seguir aprimorando. Enquanto isso, a polícia dos Estados Unidos propõe que seus robôs possam transitar armados e também tenham permissão para matar. Ou seja, as aplicações tendem a aumentar cada vez mais.