Você conhece o Google, mas sabe quem o fundou? A gigante de busca e dona do Android foi criada por dois pesquisadores como um projeto de doutorado e alternativa aos sistemas de busca antigos. Uma história que se mistura com a do Google Books.
Quem fundou o Google?
O Google nasceu como um projeto de Larry Page e Sergey Brin, então doutorandos da Universidade de Stanford. Na época, motores de busca convencionais (como o Yahoo!) funcionavam com bancos de dados manuais e classificavam os domínios com base no volume em que o termo procurado aparecia nos resultados como possíveis respostas.
Page e Brin criaram um motor de busca mais inteligente, que analisava as relações dos usuários com as páginas visitadas, a quantidade e, mais importante, a qualidade dos links que apontam para elas. Esse é o PageRank, o algoritmo de ranking que classifica sites. Em torno dele, foi criado um site apelidado inicialmente de “BackRub”, mas depois renomeado para Google.
O nome é uma corruptela do termo Googol, que é o número um seguido de 100 zeros, um conceito utilizado para ilustrar valores muito grandes. Brin e Page não sabiam pronunciar Googol direito, e escolheram o termo errado como o nome do site, que entrou no ar em janeiro de 1996.
Rodando inicialmente nos servidores de Stanford, logo Page e Brin resolveram transformar o Google em um produto real. O nome foi registrado no dia 15 de setembro de 1997, e a companhia iniciou as operações em 04 de setembro de 1998. No início, ficava localizada numa garagem em Menlo Park, na Califórnia, que pertencia a uma amiga, chamada Susan Wojcicki.
O primeiro funcionário do Google foi Craig Silverstein, um amigo de Brin e Page que também era doutorando em Stanford. Ele ficou na empresa até 2012, quando saiu para se unir à equipe da Khan Academy, uma plataforma educacional online. Wojcicki se tornou a primeira gerente de Marketing do Google apenas em 1999, tendo antes trabalhado na Intel. Hoje ela é a CEO do YouTube, cargo que ocupa desde 2014.
A partir de 1998, o Google recebeu uma série de financiamentos para se tornar um produto lucrativo. Andy Bechtolsheim, co-fundador da Sun Microsystems foi seu primeiro investidor-anjo, tendo injetado US$ 100 mil, dinheiro utilizado para iniciar as operações da empresa. Em 2004, o Google foi a IPO (Initial Public Offering), abrindo suas ações na bolsa de valores (NASDAQ), e mudou sua sede para Mountain View.
O resto, é história.
O que os fundadores do Google fazem hoje?
Larry Page
Larry Page desenvolveu o PageRank, o algoritmo de ranking do Google e por isso, é considerado como o criador de facto da empresa. Ele foi o primeiro CEO, de 1998 até 2001, quando cedeu o lugar para Eric Schmidt, e voltou a exercer a posição em 2011, quando este deixou o cargo até 2015, dando lugar a Sundar Pichai.
Hoje Page é o CEO da Alphabet Inc., a holding que abriga o Google e diversas outras subsidiárias, como a Fiber, operadora de internet ultrarrápida, a Nest, empresa de Internet das Coisas (que desenvolveu aquele termostato) e a X, antiga Google X, departamento de P&D voltado para IA e neurociência, que desenvolve drones de entrega e carros autônomos, além de ter introduzido o Google Glass.
Sergey Brin
Sergey Brin é co-fundador do Google, mas a percepção geral é de que ele atuou mais como um auxiliar de Larry Page na criação do projeto original. No entanto, foi ele quem desenvolveu a página original do buscador, porque mesmo com ambos tendo poucos conhecimentos de HTML, ele tinha mais habilidades nessa área do que Page.
Hoje Brin é o presidente da Alphabet, e um entusiasta de novas tecnologias. Ele esteve diretamente envolvido no desenvolvimento tanto do Google Glass, quanto dos carros autônomos da empresa.