A Honda está desenvolvendo uma cadeira motorizada, de alta tecnologia, para servir tanto no escritório como em momentos de lazer. Chamada Uni-One, ela é uma versão atualizada de um modelo criado em 2012, mas que agora poderá chegar à fase de produção.
Ela traz uma solução de mobilidade pessoal “mãos-livres”, permitindo múltiplos cenários de uso. Por exemplo, a pessoa pode ter a cadeira motorizada no trabalho e com ela se locomover entre os ambientes da empresa. A Uni-One também tem um design bem interessante para passeios em um shopping. E claro, a cadeira oferece um potencial enorme para deficientes físicos.
Dirigindo a cadeira com o corpo
A cadeira motorizada possui dois modos. O primeiro é inferior, em que as grandes rodas de borracha se retraem e quatro bases se abrem. Já o segundo serve para o deslocamento, que é ativado quando o usuário se senta ou ao toque de um botão.
Para “dirigir”, a pessoa só precisa movimentar o corpo. Ou seja, tombar o tronco na direção para onde quer ir. Também há um joystick para essa função. A Honda aplicou uma tecnologia própria de controle de equilíbrio, além de um mecanismo inteligente de rodas que permite movimento livre para frente, para trás, esquerda, direita e diagonal.
Não são oferecidos detalhes específicos sobre potência de motorização ou a capacidade da bateria da cadeira. O foco está no conforto e na estabilidade, e em uma experiência intuitiva – a Uni-One detecta e aprende com o movimento natural do corpo do usuário, inclusive ajustando a altura do assento almofadado de forma personalizada, a partir de aprendizado de máquina.