Como o PingCAP ajudou o Pinterest a reduzir sua carga de trabalho de dados

 


Enquanto o Pinterest ia em busca de um sistema de armazenamento de dados unificador de última geração, a empresa encontrou a solução perfeita no TiDB do PingCAP

O Pinterest há muito reconhecia a necessidade de simplificar e otimizar seu sistema de armazenamento de dados.

Usando o HBase, a plataforma de compartilhamento de imagens e mídias sociais carregava uma grande pegada, com mais de 50 clusters e um tamanho total de dados de nada menos que um petabyte (PB).

Foi aí que o PingCAP entrou.

O PingCAP foi lançado em 2015 depois que três engenheiros experientes de infraestrutura de dados ficaram frustrados com a maneira como os bancos de dados eram gerenciados, dimensionados e mantidos enquanto trabalhavam em empresas líderes de tecnologia.

Não vendo soluções capazes no mercado, eles mesmos construíram uma do zero.

O TiDB, seu principal projeto, é um banco de dados SQL distribuído avançado e de código aberto para alimentar aplicativos modernos com escalabilidade elástica, análise em tempo real e acesso contínuo a dados. Sob o capô, ele pode ser usado para aplicações de grande escala que atingem várias centenas de terabytes.

O que o Pinterest estava tentando alcançar?

O objetivo do Pinterest era tentar resolver as limitações de seu sistema HBase existente, que estava sendo usado principalmente para aplicativos voltados para o usuário.

"O que a equipe de armazenamento e cache do Pinterest queria era encontrar seu sistema de armazenamento unificador de última geração", explica Liquan Pei, principal tecnólogo da PingCAP. "Como um banco de dados NoSQL, o HBase oferece uma interface de valor chave muito simples, mas a logística de negócios é complexa.

"Quando o Pinterest queria adicionar alguns novos recursos, eles tinham que constantemente construir camadas adicionais sobre o HBase, apenas para tentar evitar suas limitações. Isso significa que o sistema é composto por vários componentes, o que incorre em uma carga de trabalho de manutenção muito alta."

Com essas motivações em mente, o Pinterest avaliou mais de 15 soluções de banco de dados – incluindo in-house e open-source – e acabou se estabelecendo no TiDB em 2020. Pei diz que a razão para o Pinterest escolher o PingCAP foi dupla: as excelentes capacidades técnicas do TiDB e o suporte empresarial de alta qualidade do PingCAP.

Por natureza, o TiDB oferece transações SQL e ACID, dando ao Pinterest a oportunidade de consolidar sua pilha de tecnologia, melhorar a velocidade de desenvolvimento e reduzir custos.

De uma perspectiva de suporte, o PingCAP oferece resposta em tempo real e garante que o Pinterest entenda como tirar o melhor proveito do TiDB para atender às suas necessidades pessoais.

O PingCAP traz benefícios duradouros para as operações de dados do Pinterest

A expectativa é que o TiDB traga uma série de benefícios para as operações diárias do Pinterest – tanto imediatamente quanto nos próximos anos.

Ao realizar o projeto, o PingCAP avaliou o sistema de serviços de índice secundário do Pinterest, IXIA, implementando a funcionalidade segura fornecida pelo IXIA no TiDB. De imediato, os técnicos do PingCAP alcançaram 80% de redução de custos, forte consistência e melhor latência em comparação com o sistema anterior.

"Devido aos recursos do TiDB, conseguimos reduzir o sistema de seis componentes para apenas um, reduzindo consideravelmente a carga de manutenção", acrescenta Pei.

A longo prazo, a expressividade e a escalabilidade do TiDB também devem ajudar as equipes de TI do Pinterest de uma perspectiva prática.

"Como empresa, acho que a equipe será capaz de se mover mais rápido; eles não terão que ficar acordados todas as horas da noite lidando com incidentes", continua Pei. "As pessoas do Pinterest desfrutarão de tranquilidade porque muito trabalho é tratado pelo TiDB e elas podem se concentrar em trabalhos mais impactantes."

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem