A SpaceX se aproximou uma polegada de uma tentativa de lançamento orbital de seu primeiro estágio Super Heavy e seus foguetes de estágio superior Starship. A organização espacial de propriedade de Elon-Musk testou seus foguetes superpesados por cerca de 12 segundos, tornando-se a duração mais longa para a qual o enorme impulsionador foi disparado. O teste consistia em acionar pelo menos 11 dos 33 motores do foguete Raptor, que constituíam o propulsor.
O teste da organização espacial de propriedade de Elon-Musk disparou seus foguetes superpesados por cerca de 12 segundos, tornando-se a duração mais longa para a qual o massivo booster foi disparado. A SpaceX espera fazer sua tentativa de lançamento orbital em dezembro ou no início de 2023. Crédito da imagem: SpaceX
No início deste mês, a SpaceX disparou 14 motores Raptor neste propulsor por alguns segundos, o que estabeleceu o recorde de maior número de foguetes disparados neste teste. Embora a tentativa desta semana não tenha estabelecido novos recordes, foi monumental por sua duração, pois provou que os foguetes auxiliares podem suportar carga por um período de tempo suficiente. O último disparo é o período de tempo mais longo em que tantos motores Raptor foram acionados ao mesmo tempo.
O próximo passo para Musk e sua equipe é disparar um conjunto menor de foguetes dos motores do Super Heavy por cerca de 20 segundos.
Com toda a probabilidade, a SpaceX ainda tem alguns testes importantes a serem concluídos antes que o foguete Super Heavy combinado e o estágio superior da Starship sejam lançados das instalações da Starbase da empresa no sul do Texas. Prevê-se que a SpaceX realizará pelo menos um teste de curta duração de todos os 33 motores Raptor simultaneamente para ganhar confiança na totalidade do encanamento complexo para abastecer e pressurizar o sistema de propulsão do foguete. Em seguida, o estágio superior da Starship será empilhado em cima do Super Heavy, e os veículos combinados devem concluir um ensaio geral molhado.
Depois de concluir todos os preparativos técnicos, a SpaceX também deve obter uma licença de lançamento da Federal Aviation Administration, que está em andamento, mas ainda não foi concluída. Embora seja teoricamente possível que a Starship faça sua tentativa de lançamento orbital em dezembro, há uma probabilidade crescente de que o voo de teste ocorra no início de 2023.
O que deve ter sido uma surpresa agradável para a SpaceX é que, durante o teste extremamente arriscado, nenhum dos foguetes Raptor apresentou defeito, nem houve falhas graves. Dada a história da SpaceX com foguetes Falcon e apenas arriscada qualquer experiência com foguetes, este é um grande sucesso para a equipe SpaceX.