O Google anunciou nesta sexta-feira (02) o lançamento do Android 13 para Android TV. Com a nova versão do sistema operacional para as smart TVs, usuários terão acesso a diversas novidades em termos de personalização de experiência e acessibilidade. Há também uma série de recursos para desenvolvedores ampliarem as possibilidades com seus aplicativos.
TUdoOs usuários poderão customizar a resolução e taxa de atualização de display para as entradas HDMI. Além disso, há uma nova função que “pausa” o funcionamento de acessórios — como um Chromecast — conectados à TV, permitindo mais economia de energia quando um usuário alterna entre a exibição de diferentes fontes de HDMI.
A plataforma traz um conjunto de melhorias em APIs para melhorar a fluidez e experiência da TV. A API AudioManager, que dá acesso ao controle de volume de som do sistema, agora permitirá que desenvolvedores escolham o melhor formato de áudio ao detectar os atributos de som no dispositivo ativo antes mesmo de iniciar sua reprodução.
Para melhorar os controles de entrada e acessibilidade, o Android TV 13 permite que usuários molde o sistema operacional às suas necessidades. A API Input Device, por exemplo, passará a suportar diferentes layouts de teclado físico. Desenvolvedores de jogos e aplicativos poderão gerenciar as variações conforme a localização do usuário.
No mesmo sentido, uma nova API do AccessibilityManager permitirá também que os desenvolvedores busquem as configurações de preferência dos usuários para o recurso de transcrição de áudio em todo o sistema automaticamente.
Por ora, o Android TV 13 está disponível somente para emuladores de Android TV e para o ADT-3, um dispositivo projetado para desenvolvedores que testam suas aplicações para novas versões do sistema operacional. Sucedendo ao Android TV 12, a nova versão do software deve ser liberada para todos os usuários em meados de 2023.