As quatro grandes revoluções tecnológicas que estamos vivendo

O mundo, o mercado, a sociedade e as empresas estão mudando com grande rapidez! Em menos de três séculos, passamos de máquinas movidas a carvão para a descoberta e uso da eletricidade e do petróleo. Recentemente, chegamos à era dos computadores e ainda assim, por maiores que tenham sido todas estas transformações, sabemos que o futuro ainda nos reserva novidades incríveis.

O presente já nos faz vislumbrar o futuro por meio de quatro grandes revoluções que estão sendo impulsionadas pelos avanços tecnológicos de hoje:

1) A Revolução Industrial:

Conhecida como Indústria 4.0 ou Renascimento da Indústria, esta revolução tecnológica marca avanços inegavelmente históricos para a indústria mundial, que visam atender demandas trazidas pela necessidade de produzir mais e com maior flexibilidade. As "fábricas digitais", como têm sido chamadas as instalações industriais que se atualizaram para este novo padrão tecnológico, passarão a se apoiar em um conceito fundamental: unir ambientes virtuais e reais, tornando possível desenvolver e testar produtos muito antes de seu lançamento. Aliás, muito antes mesmo de sua produção física. Ou seja, mais assertividade, eficiência e menos falhas de produção.

2) A Revolução da Infraestrutura:

O estilo "urbano" de vida é uma realidade há muitas décadas. A população em médias e grandes cidades aumenta consideravelmente a cada ano e este contínuo crescimento traz consigo diversas demandas de infraestrutura.

A mobilidade urbana é um dos maiores desafios das cidades. Automatização dos transportes coletivos e o gerenciamento de tráfego serão cruciais para otimizar seu grande volume, assim como garantir segurança e conforto. A eletrificação dos veículos, tanto coletivos como individuais, não apenas irá contribuir com a redução de emissão de poluentes, como também ajudará na eficiência energética e baixos custos.

O abastecimento de água nestes grandes centros exigirá uma abordagem de tratamentos descentralizados de esgotos, para evitar alagamentos e o risco de sobrecarregar canos.

O monitoramento remoto, por meio da integração de várias soluções digitais, ajudará no controle de pressão e demanda, e também a evitar vazamentos em diversos pontos da cidade.
Edifícios inteligentes proverão mais segurança com monitoramento eletrônico de fatores de risco, como incêndio e vazamento de gás, além de automaticamente emitir avisos sonoros, visuais e para celulares. Proporcionarão maior conforto térmico ao controlar entradas e saídas de ar estrategicamente.

3) A Revolução da Energia:

Prover energia para uma população crescente que se concentra em áreas urbanas é um desafio gigantesco, mas que a Siemens está disposta a superar. A revolução tecnológica nesta área tornará possível, por meio do desenvolvimento de redes inteligentes de distribuição de energia, fazer com que a eletricidade chegue até as pessoas de forma mais confiável e com redução de perdas.

Também teremos uma maior eficiência no consumo, com tecnologias de edificações gerenciadas por sistemas digitais, por exemplo. Além disso, cada vez mais, aprimoraremos métodos sustentáveis de geração de energia, reduzindo a emissão de poluentes sem perda da capacidade energética.

4) A Revolução da Saúde:

A expectativa de vida da população brasileira cresceu muito nos últimos anos e tem apresentado crescimento contínuo. Em menos de 60 anos, passamos de uma expectativa de vida de 54 anos para 73 anos. Isso mostra como a medicina e o acesso à saúde já vêm recebendo grandes investimentos e conquistando inúmeros avanços. Com uma sociedade mais velha, no entanto, surgem grandes desafios como, por exemplo, o crescimento no número de ocorrência de doenças crônicas e a necessidade cada vez maior de realizar exames e tratamentos clínicos. É para atender a estas demandas que a tecnologia vem revolucionando a forma como cuidamos de nossa saúde.


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem